O ano de 2021 começou e com ele a vontade de traçar novos planos e objetivos ou mesmo retomar os planos que tínhamos feito para o ano anterior e não conseguimos realizar por diversos motivos, incluindo a pandemia do novo coronavírus.
Mudanças bruscas na rotina de vida e de trabalho nos impactaram profundamente. Apesar do ânimo com o novo ano e a vontade de fazer planos para retomar a vida e a carreira profissional em sua normalidade, bate aquela dúvida: como posso fazer um planejamento diante do cenário de incerteza que estamos vivendo?
Para sair da inércia e da apatia, é preciso dar o primeiro passo e avaliar a atual situação em que você vive: se você vive de maneira razoavelmente confortável e/ou satisfatória (apesar da pandemia, consegue trabalhar em home office, está satisfeito com o trabalho e com a vida como se apresenta) ou se a situação está se tornando insustentável (me sinto desmotivado apesar de ter um emprego; estou desempregado; ou qualquer outro motivo).
Ambas situações requerem planejamento e ação: se você está satisfeito, não significa que pode ficar parado onde está, sempre é possível aperfeiçoar e alcançar o próximo nível. Se você não está satisfeito, é hora de avaliar o que está te incomodando, partir para o planejamento e agir.
Se, de alguma maneira, você tem dificuldade e não consegue mensurar o alcance ou impacto da atual situação, sugiro que você faça o exercício “Roda da Vida”. Apesar de parecer uma tarefa simples e sem grandes efeitos, essa ferramenta visual é de grande valia, pois auxilia a ter clareza ao analisar nossa vida de diferentes pontos de vista, atribuindo notas de 1 a 10 a cada um dos quesitos apresentados.
Normalmente, a Roda da Vida é dividida em 4 blocos ou temas e subdividido em 3 assuntos dentro de cada bloco, contemplando ao todo 12 assuntos. Dessa forma, é possível analisar e avaliar em cada bloco o seu grau de satisfação quanto à vida pessoal (analisando como está a sua saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional); vida profissional (senso de realização e propósito, recursos financeiros e contribuição social); qualidade de vida (hobbies e diversão, plenitude/felicidade e espiritualidade), bem como avaliar seus relacionamentos (como está a sua vida social, relacionamento amoroso e família).
A partir da análise e da avaliação do cenário apresentado na ferramenta Roda da Vida, é possível partir para o planejamento. Uma das perguntas que podem auxiliar nesse processo é: como posso me tornar melhor em 2021?
Por exemplo, na análise do bloco profissional, você percebeu que a avaliação para a sua vida profissional foi razoável ou ruim, pois foram atribuídas notas entre 4 e 6. Talvez, a sua expectativa seria alcançar notas entre 7 a 8 para se sentir satisfeito. Como posso melhorar esse resultado? Que atitudes posso tomar para mudar esse cenário? O que posso fazer para sentir que estou contribuindo socialmente com o meu trabalho? Como posso melhorar meus recursos financeiros?
Com esses questionamentos é possível iniciar a mudança que almeja para a sua vida. Se com relação a sua vida profissional e financeira, você se perguntou “como posso melhorar meus recursos financeiros”, pode obter como respostas um aumento salarial, a mudança de função ou emprego, a implementação de outra atividade que gere uma segunda fonte de renda, e por que não, começar um novo negócio?
Pegue papel e caneta e anote todas as respostas e insights que tiver. Escrever nos auxilia a ter clareza acerca do que queremos para nossa vida, além de gerar comprometimento e responsabilidade para com os planos e objetivos que queremos realizar.
Atitudes simples também podem fazer toda a diferença para que se alcance resultados incríveis ao longo do ano, desde incluir a meta de ler um livro por mês (comece com um período de 45 minutos ao dia para criar o hábito da leitura), começar a meditar todas as manhãs (5 a 10 minutos por dia, antes do café da manhã ou antes de dormir), começar finalmente a fazer uma rotina de exercícios físicos (nem que seja uma sessão de meia hora de alongamento) ou aquela dieta que tanto empurramos com a barriga (pequenas mudanças de hábitos, como cortar o refrigerante e frituras, limitar o consumo de doces etc.).
E então, preparados para fazer com que o ano de 2021 seja realmente incrível?
Texto: Chrystiane Paul – colaboradora
Foto de Karolina Grabowska no Pexels
- Modelos da Roda da Vida podem ser encontrados disponíveis na internet.
*Os textos dos colunistas em colaboração são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião do VIVAZIDADE.
