- Alimentação saudável é um tema batido, entretanto não custa lembrar e mudar os hábitos alimentares diminuindo açúcares, sal, alimentos processados. Dê preferência a alimentos naturais, pratos coloridos com vários tipos de grãos, legumes, verduras, ovos e frutas. Diminua o consumo de carnes vermelhas e gordurosas.
- Beba água, no mínimo dois litros por dia. Sucos e outras bebidas ajudam, mas não contam como água. São um extra nesta contagem.
- Faça como os franceses da velha guarda, coma de tudo um pouco. Manteiga, creme de leite, queijos, carnes, vinhos, tudo permitido, nada em grande quantidade.
- Médico e dentista também são prioridade. Exames de rotina, necessidade. Procure atendimento sempre que sentir desconfortos e alterações no funcionamento normal dos órgão, cansaço extremo, perda de acuidade visual e auditiva.
- Mantenha grupos sociais de diferentes interesses – busque opções na cidade – de ginástica livre na praça à discussões filosóficas. Procure atividades diversas para conhecer novo estilo de pessoas e oportunidades.
- Se você já cuidou de seus filhos, sobrinhos e outros, aprenda a cuidar de si mesmo. Podendo, evite assumir responsabilidades que não são suas. Uma coisa é buscar netos na escola em uma emergência, para um passeio; outra é virar motorista ou cuidadora de crianças e adolescentes. Convide seus amigos para um lanche, jogar, ver um filme.
- Aprenda a administrar suas finanças. Evite empréstimos consignados, dever no cartão de crédito e gastar além dos seus ganhos. E, evite emprestar dinheiro para amigos e familiares – doe se for necessário (pode não parecer, mas grande parte das brigas em família se dão por conta de dinheiro).
- Aprenda a usar recursos digitais – vídeo chamadas, pagamentos bancários, jogos e outros. Mantenha-se “antenado”. Está com dúvidas, pergunte para os buscadores virtuais, como o tio gugou entre outros.
- Saia de casa uma vez ao dia. Dê uma volta na quadra, visite uma amiga, comprometa-se a sair para comprar pão todo dia. Movimente-se!
- Celebre sua vida, seja voluntário em alguma atividade que você gosta – ler num asilo, ensinar receitas de alimentos rápidos para grupos desfavorecidos, angariar recursos para alguma instituição do bairro, da cidade. As redes sociais apresentam instituições sérias que precisam de muita ajuda – seja física, financeira ou mesmo de novas ideias.
Como você viu, não há nada de extravagante nesta lista. Estar em movimento, alimentar-se bem, preencher o tempo com atividades comuns e outras diferentes, dividir o tempo com amigos e quem necessita mantém mente e corpo sãos, passos importantíssimos para ser saudável, hoje e no futuro.
Imagem: Pexels