O advogado curitibano Luiz Roberto Abreu, um leitor ávido, consciente e provocador, é o nosso convidado do mês para indicar cinco livros para ler antes de morrer.
Intelectual, atleta, excelente papo, ele nos apresenta alguns dos títulos que entende “não convencionais, que mudam nossa maneira de conceber a vida. São eles:
1. Gene Egoísta – Dawkins – 1976. Apresenta a biologia evolutiva de modo prático, metafórica, referência obrigatória para quem se interessa pela evolução da vida. (Link para compra pela Amazon: https://amzn.to/3yHOz4T )
2. Os Anjos Bons da Nossa Natureza – Steve Pinker – 2011. O psicólogo canadense analisa os diferentes períodos históricos em que a pacificação das relações humanas progrediu e mostra quais aspectos da natureza humana estiveram em jogo durante esses processos. (Link para compra pela Amazon: https://amzn.to/3hwVJDd )
3. O otimista racional ou Porque o Mundo Melhora – Matt Ridley – 2014. O jornalista trata da visão de se ser otimista em relação aos seres humanos. (Link para compra pela Amazon: https://amzn.to/3xyj9NX )
4. O caminho da servidão – Hayek – 1944. Trabalha a tese central de que todas as formas de coletivismo levam inevitavelmente à tirania e à supressão das liberdades. (Link para compra pela Amazon: https://amzn.to/3ATIGTV )
5. Cândido ou O Otimismo – Voltaire – 1758. Retrato satírico da época. Situa o leitor entre fatos históricos como o terremoto que arrasou Lisboa em 1755 e a Guerra dos Sete Anos (1756-63), enquanto critica com bom-humor as regalias da nobreza, a intolerância religiosa e os absurdos da Santa Inquisição. (Link para compra pela Amazon: https://amzn.to/3e7f4ZE )
Ilustração: blog livrosecitaçoes / fb
Informação: Somos associados às plataformas de vendas.