Então é natal e ano novo também … e assim seguimos com o trecho da música da cantora Simone. Esta música sempre nos faz lembrar que o ano está acabando e um novo ciclo irá começar …rsss … e junto com todo este processo de transição temos as festas de final de ano.
Para cada indivíduo as festas trazem uma conotação, seja de extrema alegria ou até mesmo de tristeza, pois penso que este período nos faz lembrar da nossa essência …é um momento que nos conectamos com o nosso eu.
E para que você possa se conectar com o seu eu e extrair o melhor de você, decidi escrever sobre o vinho e as celebrações de final de ano … o que isso tem em comum? Vamos lá!
Para que o vinho possa chegar até sua mesa, um lindo processo aconteceu! O vinho, assim como você tem um ciclo de vida. A uva nasce, desenvolve, amadurece e quando atinge o ápice da sua doçura, é colhida das vinhas, e ai começa o longo processo de produção da bebida mais antiga do mundo (conta-se historicamente que o vinho surgiu no ano 6.000 a. C, de uma forma muito inesperada… um antigo rei deixou algumas uvas estragarem e assim começou o processo de fermentação. Esta fermentação gerou um líquido que ficou denominado como veneno, assim um linda jovem decepcionada com um grande amor, decidiu tomar este veneno para ir para outra vida, enfim, ao invés de ir para outra vida, a moça curou suas mágoas de amor, e tornou-se a pessoa mais feliz do vilarejo. E foi assim que o vinho ficou popularmente conhecido).
Voltemos ao ciclo do vinho…rss. Após a colheita da uva, inicia-se o processo químico que irá transformar uma simples uva num vinho maravilhoso. O processo produtivo do vinho pode demorar meses ou até anos. Esta variação irá depender do tipo de vinho que será produzido. Neste período de desenvolvimento podemos dizer que o vinho está na sua adolescência, ou seja, ele ficará um tempo nas barricas, irá amadurecer alguns aromas e sabores, porém ainda precisa de algumas intervenções do enólogo para que ele torne-se um vinho equilibrado. Igualzinho nossos adolescentes, que precisam de um apoio para que possam se autoconhecer.
Ao se tornar adulto, o vinho é engarrafado. E está pronto para sair pelo mundo. Mas como todo adulto, nem sempre será o melhor rsss…pode ser que as vezes ele venha um pouco amargo (cheio de taninos), um pouco pegajoso e por ai vai.
É comum nós nos identificamos com alguns vinhos específicos (da mesma forma que nos identificamos com as pessoas – rsss), tem aqueles que gostamos mais e aqueles que evitamos. Por que isso? Cada indivíduo tem seu paladar, tem suas memórias e histórias. E qual é a graça de tudo isso para as celebrações de final de ano? Normalmente as festas reúnem pessoas que tiveram diferentes experiências durante o ano, então, será difícil todos estarem na mesma “vibe”, e para você não errar, que tal abrir algumas garrafas de vinho para ressaltar a felicidade ou confortar aquela pessoa que está triste? Afinal, no final da história todos estarão felizes como aquela linda moça do vilarejo.
Ah, e qual vinho escolher para não errar? Aquele que te agrada, simples assim! Agrada seu bolso e seu paladar. Vinho bom nem sempre é o mais caro, vinho bom é aquele que você gosta! Ah, e não se preocupe com aquela história que vinho branco só pode ser consumido com carnes brancas e tintos com carnes vermelhas … quem ditará as regras será você! Quando for comprar os vinhos para suas festas, leia sempre os rótulos, eles serão seus melhores amigos na escolha. Nos rótulos você irá encontrar quais são os aromas e as notas de degustação daquele vinho, irá especificar a uva, a safra e local de produção. E na harmonização sempre imagine que o vinho entrará como aquele tempero que seu prato precisa. Um exemplo, se você for fazer um peru assado com uma farofa de frutas secas, imagine qual sabor está faltando… poderia ser um pimentão defumado? Se sim, você poderá ser feliz com um lindo cabernet sauvignon, mas se você acha que um toque chocolate ou café cairia bem, sem erro, escolha um malbec. Viu só, uma carne branca com dois vinhos tintos!
Divirta-se nas suas festas, sempre acompanhado dos vinhos e das pessoas que ama, e não se esqueça … aprecie o vinho sem etiquetas, divirta-se com os aromas e sabores. Brinque de harmonização com seus convidados, quebre paradigmas, afinal… um ano bom é aquele que você tornou-se um ser humano melhor! Salutê!
Texto de Rafaella Tognietti – @togniettirafa – Consultora de vinhos na AC Wine Cuiabá. A AC Wine Cuiabá é uma boutique de vinhos e está localizada no Hotel Gran Odara em Cuiabá/MT. @acwinecuiaba
Foto do acervo @togniettirafa