Acredito que todo mundo, neste momento, está pensando no cardápio da ceia de Natal, não? Não.
Tem muita gente pensando nos encontros com os amigos durante as férias e neste caso o prato vencedor é o Churrasco.
Quem não come a carne, pode comer os acompanhamentos: farofa, mandioca, salada de cebola, vinagrete, ou mesmo legumes grelhados.
A receita de hoje é dada pelo Guto Magalhães @guto_maga – um simpático agrônomo mineiro que em suas horas vagas se dedica ao preparo de incríveis churrascos e a receber amigos, ensinando as técnicas pelas redes sociais.
Para o VivazIdade ele ensina a fazer uma FRALDINHA NA GRELHA COM ERVAS FINAS.
Inicialmente, explica que a fraldinha tem duas partes, a parte magra, para quem não gosta de gordura, que assa primeiro. e uma mais gorda, que fica mais tempo no fogo, que é selada e levada para a grelha novamente para terminar de assar.
Assim, com uma peça de fraldinha Bassi, demonstra como caprichar no tempero com ‘sal temperado com ervas finas’. Este sal pode ser encontrado em supermercados e casas especializadas em churrasco e carnes, ou pode também ser preparado em casa, misturando-se sal grosso (rosa ou branco, e ervas finas desidratadas; ou sal e ervas finas finamente picadas e misturadas).
Uma vez temperada a carne, é levada ao braseiro que deve ter sido acedo anteriormente (o ponto da brasa é um dos segredos de um excelente churrasco; assim como o do forno é para os assados) . (vídeo 1 abaixo)
Enquanto a carne assa e a conversa corre solta, ficar de olho sempre para não deixar a fraldinha passar do ponto e esturricar.
Uma vez dado o ponto – o seu ponto – na parte magra, pode-se retirá-la da grelha (sem espetar a carne para não perder o caldo – usando uma espátula), cortar e começar a degustação, retornando a parte mais gorda para terminar de assar no fogo. (vídeo 2)
vídeo 1 – parte 1 churrasco do Guto – temperado com ervas finas
vídeo 2 – parte 2 churrasco do Guto – temperado com ervas finas
fotografia – acervo do churrasqueiro @guto_maga