Você leitor(a) saberia dizer neste instante, o que é felicidade?
Cada um de nós tem uma definição para o termo. Não há certa nem errada, apenas a certeza de que todos nós a perseguimos, como se felicidade fosse algo palpável, uma meta atingível, um fim em si mesma, e ainda, como se houvesse uma medalha a ser recebida quando conquistada.
Muitos estudiosos tornaram a felicidade objeto de teses e pesquisas. Os estudos, em inúmeras instituições mundo afora, analisaram diferentes povos, culturas, níveis sociais e econômicos e chegam continuamente à mesma conclusão – felicidade é uma busca constante.
Um destes estudiosos do tema, o psicoterapeuta e psicólogo russo – de renome mundial – Mikhail Litvak, com mais de trinta livros publicados, aproximando- se dos cinco milhões de livros em circulação, afirma que se pode chegar mais fácil ao estado de felicidade a partir de 22 regras, ou dicas, se você prefere esta palavra.
Que tal conhecê-las?
01 – NÃO PERSIGA A FELICIDADE – Tenha em mente que a felicidade não é um bem material, é um estado de espírito. Quando você reflete sobre seus objetivos, sobre sua imagem e habilidades, a felicidade acontecerá naturalmente.
02 – NÃO DEPENDA DO JULGAMENTO POSITIVO DOS OUTROS – Aprenda viver por si mesmo e não fique tentando provar algo aos outros e á sociedade. Nessa hipótese a infelicidade é o resultado certo.
03 – NÃO DEPENDA DE PERMISSÃO OU DA APROVAÇÃO DOS OUTROS – Novamente desenvolva o a viver por si mesmo. Se você quer alguma coisa, faça acontecer. Tome o protagonismo da ação e não espere pela permissão e aprovação.
04 – NINGUÉM PODE SER EXCLUÍDO – Está em moda um termo que cabe corretamente aqui – Autorresponsabilidade. Assuma e deixe de culpar tudo e todos pelo que acontece em sua vida . Todos estão na mesma busca e têm o direito de serem felizes também. Faça a sua parte.
05 – TENHA SONHOS REALISTAS – Se você quiser sonhar, fantasie sobre coisas realistas e objetivos que possam ser atingidos. Dessa maneira, você não se frustrará.
06 – SEJA UMA PESSOA MADURA – Você nunca conseguirá agradar todo mundo. Se continuar buscando isso, encontrará constantes decepções em seu caminho.
07 – DESCARTE QUEM NÃO AGREGA NADA DE POSITIVO À SUA VIDA – Ao invés de ficar perto de uma pessoa que não lhe acrescenta nada, apenas para ter alguém do lado, compre um livro, estude, conheça novas pessoas. Neste caso o ditado: “Antes só do que mal acompanhado” faz todo sentido.
08 – IGNORE OS INVEJOSOS – Uma pessoa feliz consigo mesma não tem tempo para invejar os que estão ao seu redor, ao contrário. Neste mesmo sentido, quem é infeliz consigo mesmo, inveja a felicidade alheia. Siga o conselho, evite, já que esta pessoa, além de invejosa, não agrega nada positivo à sua vida.
09 – NÃO HÁ LÓGICA MASCULINA E FEMININA – A ideia de que existe diferença entre lógica feminina e masculina é ilógica em si mesma. Aproveite para obter o melhor de todas as pessoas com que convive, livre de pré-julgamentos e preconceitos.
10 – AFASTE-SE DE QUEM TE FAZ FAVORES DE MANEIRA INTERESSADA – Se as pessoas tentarem fazê-lo sentir culpa ou gratidão por sua ajuda, é melhor você pagá-las por sua ajuda e se libertar logo. Pagar pelo serviço é melhor do que dever favor.
11 – NÃO DÊ IMPORTÂNCIA PARA QUEM TE DESPREZA – Alguém que é realmente feliz consigo mesmo não vê necessidade em convencer os demais de que realmente está feliz.
12 – VOCÊ É SEU MAIOR INIMIGO – Seu pior inimigo é você mesmo, e não aquele que está à espreita, esperando você fracassar. Aprender a encarar esse inimigo é um aprendizado difícil, mas recompensador.
13 – EVITE SE APROFUNDAR NA VIDA DOS OUTROS – Se você realmente tem uma urgência em aprofundar as coisas, aprofunde-se no que pode melhorar suas habilidades e competências, e não nos detalhes da vida de outra pessoa. Livros, cursos, filmes voltados às suas metas são bem mais interessantes e úteis.
14 – NÃO TENHA MEDO DOS QUE TE CRITICAM – Se você está fazendo algo lícito e ético para alcançar seus objetivos, não dê atenção para críticas negativas. Separe o que é maldade do que pode ser aproveitado como positivo. Quando você finalmente atingir seus objetivos, você já terá identificado o que foi auxílio e o que foi prejudicial.
15 – BUSQUE AS OPORTUNIDADES – Se você realmente deseja algo na vida, não fique esperando pelos cantos e não peça permissão para ninguém para conseguir.
16 – CRIE SEUS CAMINHOS PARA SE SENTIR COM VOCÊ MESMO – A felicidade não é algo que você pode perseguir. Ela não é encontrada em outdoors ou em lojas caras. Ela vem do seu interior e só pode ser alcançada quando você aprende sobre contentamento. Medite, reflita sobre sua vida e objetivos, planeje e siga em frente.
17 – TROQUE IDEIAS COM SEUS AMIGOS E APRENDA COM OS INIMIGOS – Conversar com seus amigos, sem dúvida, é uma coisa incrível. Mas, quando você fala com aqueles que são seus inimigos, aprende muitas coisas novas.
18 – NÃO TENHA MEDO DA SOLIDÃO – Os momentos de solidão na busca de seus objetivos são difíceis e muitas vezes, tristes. Mas, também são uma oportunidade de olhar dentro de si mesmo e descobrir quais coisas estão te levando para frente e para trás.
19 – VIVA POR VOCÊ – Se você está em um relacionamento, romântico ou profissional, nunca deve abandoná-lo, a menos que sinta que seu próprio crescimento está sendo impedido ou limitado pela outra pessoa ou circunstâncias. Volte às primeiras regras – não depender da opinião e aceitação. A ideia é somar com os relacionamentos.
20 – NÃO TENHA MEDO DE FALAR COM OUTROS – Não tenha medo de falar com outra pessoa, ainda que ela não pense de forma favorável a você. Esteja aberto a novas opiniões e aprenda a discordar buscando na opinião contrária o que pode servir para seu crescimento.
21 – ESTEJA PRONTO PARA CRESCER PESSOAL E PROFISSIONALMENTE – Se você se sente solitário, principalmente após o fim de um relacionamento pessoal ou profissional, significa que está amadurecendo e crescendo espiritualmente. Além disso, esta abertura para novos relacionamentos pode aumentar sua produtividade.
22 – COMPARTILHE A SUA FELICIDADE – Nunca seja egoísta com a própria felicidade. Quando você a compartilha com seus amigos, ela aumenta, como uma corrente do bem. Entretanto, quando você a compartilha com seus rivais, eles têm que aprender a lidar com a ideia de que você está muito melhor do que eles. Divida, espalhe felicidade!
Seguindo estas regras, fica mais fácil sentir que o caminho traz a felicidade.
E você, o que pensa?
- Foto – Jill Wellington – pixabay