Em janeiro deste ano, tão logo apareceram os primeiros casos do coronavírus apresentamos um artigo sobre prevenção ao contágio. Infelizmente, o vírus se espalhou pelo mundo e as notícias da chegada ao Brasil e o crescente número de casos assustam cada vez mais.
Muitas cidades já decretaram o isolamento social (quarentena). Empresas aéreas deixaram de atender voos internacionais e restringiram os internos. Restaurantes, shopping centers, academias, escolas e museus, dentre tantos outros locais que recebiam público estão fechados. Reuniões, casamentos, espetáculos, eventos esportivos e culturais, desmarcados. Algumas cidades e estados brasileiros preveem também fechar seus limites. Mas, como ficamos nós – população – no meio de tanta informação e desinformação ao mesmo tempo?
A priori, confusos, nervosos e desorientados. Sem querer apontar ainda mais aspectos negativos por conta das medidas definidas pelos órgãos de saúde pública, em especial o Ministério da Saúde, que coordena nacionalmente todas as ações referentes ao planejamento de combate às patologias decorrentes dos efeitos da contaminação pelo vírus, precisamos de equilíbrio no meio deste caos.
Como fazer do recolhimento um tempo saudável? Como não pensar negativamente se estamos sendo bombardeados por tanta notícia, números, relatos assustadores.
Vamos lá:
- Faça um compromisso pessoal com você mesmo de assistir ou acompanhar um e não mais do que isso telejornal, jornal físico ou virtual por dia. Acompanhar noticiários por rádio, televisão e virtuais, está deixando todos nós mais angustiados e ansiosos. Ao invés dos noticiários, procure assistir documentários de temas variados, aulas virtuais, palestras da TED Talks (que disponibiliza um bom número delas em português) pelo youtube.
- Assista filmes que estão liberados pelo youtube ou outras plataformas, caso não seja assinante de televisão fechada. Siga as nossas listas: https://vivazidade.com.br/filmes-que-recomendamos/ ; https://vivazidade.com.br/301-2/ ; https://vivazidade.com.br/filmes-imperdiveis-por-tania-laboissiere/
- Coloque a leitura em dia. Temos algumas sugestões de leitura e muitos destes livros podem ser encontrados em bibliotecas virtuais: https://vivazidade.com.br/livros-imperdiveis-indicados-pelo-escritor-eduardo-mahom/ ; https://vivazidade.com.br/livros-imperdiveis-indicados-pelo-leitor-luiz-roberto-abreu/ ; https://vivazidade.com.br/livros-imperdiveis-indicados-pelo-leitor-luiz-roberto-abreu/
- Está com a saúde física em dia? Aproveite e saia dar uma volta. Sem interação social, sem companhia e próximo de casa. Renove sua vitamina D natural. Aproveite e compre pão, verdura, o que precisa, com todos os cuidados de higiene que o momento exige.
- Gosta de música? Que tal organizar suas playlists? Tem tanta coisa boa disponível. E, melhor ainda, que te afastam da televisão e do noticiário. Há várias plataformas de músicas na internet.
- Como está a arrumação dos seus armários? Tem material para doar? Jogar fora? Arrumar? Faça uma vistoria e separe para o devido destino. Depois, uma boa arrumada no armário não faz mal a ninguém. Sem falar que nestas arrumações sempre descobrimos itens perdidos no tempo e no espaço.
- Leve seu animal de estimação para passear. De novo, leve-o com todo os cuidados que as saídas externas exigem. Nada de parar para conversar com vizinhos, amigos, porteiros. Se tiver que conversar, se mantenha a distância mínima de 1,5m. da outra pessoa.
- Escreva suas memórias ou esboce um romance. Na matéria do dia quatro de março deste ano, apresentamos dicas para escrever sua história.
- Pause seu dia e medite. Aproveite este momento de introspecção e se conecte com sua respiração. Sente-se num lugar confortável, costas eretas e pés no chão. Feche os olhos levemente e respire prestando total atenção à respiração. Inspire e expire por alguns minutos, sem pensar no passado e nem criar um futuro. Apenas se perceba e foque em sua respiração. Comece com três minutos (parecerão horas no início) e vá aumentando o tempo conforme se sinta mais confortável com a prática. Pode até usar o despertador para controlar o tempo, sem problema. Existem diversos aplicativos de meditação sem custo para iniciantes e praticantes.
- Busque os amigos, para conversar, trocar receitas, discutir futebol ou qualquer outra coisa pelos aplicativos. Volte a usar seu telefone, ele anda tão esquecido. Se as interações sociais físicas não estão fáceis neste momento, aproveite a tecnologia e desfrute o que ela oferece.
Outra vez, não por alienação e sim como ato de amor próprio, se desligue dos noticiários. O ser humano está enlouquecendo com tanta informação negativa e não apenas sobre a pandemia. A meta é passar pela quarentena física, emocional e mentalmente saudável.
Por último, se todas estas dicas não lhe auxiliarem e você se sente só e triste, ligue imediatamente para um familiar, amigo ou serviço de saúde. Não espere. Não espere a tristeza e a solidão chegarem ao limite.
Nos acompanhe pelo facebook disponibilizamos matérias, dicas e entretenimento especiais para aquela plataforma.
Foto: pasja1000 por pixabay