Quando perguntamos a um leitor ávido o porquê da paixão pela leitura, as respostas costumam ser das mais variadas: conhecimento, viagem, novas percepções. O leque de motivos é infindável. E, se os estilos literários já são em menor número, o que leva o leitor a ter preferência por alguns deles? Identificação, curiosidade, criatividade?
Desde nosso lançamento, apresentamos títulos de livros que alguns de nossos leitores mais gostaram. A leitora de hoje – Luien Benatto, mora e trabalha em Porto de Galinhas e, com certeza, faz os biscoitos de gengibre mais saborosos da região. A preferência dela é por romances e indicou para o Vivaz Idade, cinco títulos:
- Paixão Índia – 2005 – Javier Moro – narra a história de Anita Delgado, espanhola de origem simples que se torna uma princesa do Oriente, na época em que a Índia era governada pela Inglaterra e a chegada de uma europeia para assumir o coração do marajá de Kapurthala, que foi tida como uma ameaça à tradição hindu, no começo do século XX. Baseado em fatos históricos, o romance é de leitura obrigatória para quem gosta de conhecer história mesclada com um enredo encantador. (Link para compra pela Amazon: https://amzn.to/3hCRFBD )
- O bobo da rainha – 2004 – Philippa Gregory – outro romance histórico que conta as tramas durante a dinastia Tudor, na Inglaterra, no século XVI. Philippa Gregory nos dá informações básicas sobre três personagens importantes da história inglesa: Maria Tudor, a rainha religiosa fanática, maluca, sangrenta e completamente apaixonada por sua nação e por seu marido; Elizabeth uma princesa a frente do seu tempo que, como a sua mãe, fazia o que tinha vontade, forte e admirada ; e Robert Dudley, o lorde galã, fiel à Elizabeth, um tipo de homem que desperta o interesse de qualquer mulher. A judia Hannah – narradora do livro, encontra uma maneira de se refugiar da Inquisição. Enviada como “bobo santo” pelo ardiloso Robert Dudley para espionar a princesa Mary, ela se vê envolvida na rivalidade entre as herdeiras do trono, que se desenrola em um palco de conflitos e paixões. (Link para compra pela Amazon: https://amzn.to/3k6eFdJ )
- A menina que roubava livros – 2005 – Markos Zusak – já transformado em filme. O livro tem a Morte como narradora contando a história de Liesel Meminger, de 1939 a 1943, uma garota judia que escapa da perseguição nazista, que encontra nos livros roubados um propósito. (Link para compra pela Amazon: https://amzn.to/3hVAaLv )
- Médico de homens e de almas – 1958 – Taylor Caldwell – A autora combina as duas imagens de um dos nomes mais importantes da igreja cristã primitiva – Lucas (médico e autor de um dos evangelhos), caracterizado pela constante preocupação com o sofrimento de enfermos, oprimidos e pobres. Taylor Caldwell pesquisou a vida e as obras do apóstolo Lucas durante anos e as descreve de forma romanceada num livro rico em detalhes históricos e de narrativa emocionante. Imperdível. (Link para compra pela Amazon: indisponível)
- O outro pé da sereia – 2006 – Mia Couto – um dos maiores nomes atuais da literatura, o moçambicano Mia Couto nos brinda com uma história intensa, cujos personagens em diferentes viagens se entrecruzam numa narrativa mágica, por via de uma escrita densa e leve, misteriosa e poética ao mesmo tempo. Um dos mais consagrados escritores da língua portuguesa. (Link para compra pela Amazon: https://amzn.to/3r2OzJV )
E você, que estilo prefere? Quais os títulos que gostaria de indicar. Querendo participar desta corrente, mande suas sugestões para o email – contatovivazidade@gmail.com.
Boa leitura!
- Imagem: Pinterest
- acompanhe Luien pelo https://www.facebook.com/cookiesbylu/
- Somos afiliados ao site de compras