Em dois dias estaremos em 2021. Estaria mentindo se dissesse que não quero crer que como num passe de mágica, mudar de ano, passar de quinta para sexta-feira, de 31/12/2020 para 01/01/2021 apagará o ano turbulento e complicado que vivemos em 2020. E, sim, sei que tudo não passa de um desejo de réveillon.
A pergunta de nossa reflexão de entrada de Ano Novo é: O que aprendemos em 2020? Como podemos ser melhores em 2021?
O ponto em comum este ano, acredito, é que desejamos um 2021 mais tranquilo, saudável, agregador e menos turbulento, como se não houvesse um longo caminho a ser percorrido para a volta da normalidade conhecida, a antiga zona de conforto de nossas próprias vidas. Entretanto, 2020 foi didático neste sentido: não podemos esperar que esta tranquilidade caia como se fosse chuva forte no verão e lave ruas, calçadas e nossas vidas.
Aprendemos este ano que podemos ser sim nossa melhor versão quando queremos e que se cada um de nós mudar o próprio mundo, o modo de pensar e agir, com essa mudança de atitude conseguiremos certamente mudar o mundo todo.
Pequenas ações para alcançar enormes resultados em 2021.
- Seja mais empático.
Nem todo mundo pensa igual a você. Cada pessoa recebe e elabora os problemas de acordo com seus próprios valores, cultura, modo de vida. Mas se há algo que pode ser desenvolvido por todos nós é olhar o outro tentando compreender suas escolhas, alegrias, medos, modo de pensar etc. a partir do modo de pensar dele e não do nosso. Respeitar o ser humano como gostaríamos de sermos respeitados. Ao desenvolvermos empatia pelo próximo, outras conexões pessoais nascem e se desenvolvem e melhoram nossa qualidade de vida.
2. Perdoe e deixe o passado se dissolver.
Não perdoar é um peso grande parte das vezes para quem não perdoa e não tanto para quem dirigimos nosso perdão. E, mais triste ainda, remoer o passado impede leveza no presente e a construção de um futuro melhor.
3. Aja! Comece o movimento!
Queremos soluções mágicas e esperamos que o mundo as apresente de forma clara e inequívoca, enquanto ficamos sentados confortavelmente no sofá. Sinto informar, mas desta forma nada vai mudar e 2021 continuará sendo tão pesado quanto foi 2020.
Crie movimentos, grupos de estudo, grupos de conversa, de música, de poesia, de troca de experiências, mas aja em prol da sua vida e da comunidade a qual você faz parte. A partir daí tudo fica mais conectado e soluções aparecem.
4. Resgate e apresente o que há de bom em você e procure ver o melhor dos outros.
Busque sempre o melhor, o positivo, a luz individual.
Quem disse que você precisa ser o cuidador do mundo? Quem te incumbiu o papel de julgador? No sentido da empatia e do perdão, busque em seu coração o que você tem de melhor e desenvolva este sentimento. Busque o melhor nas pessoas e amplie esta convicção no seu cotidiano.
5. Seja autêntico. Seja você mesmo.
Nesse sentido, como ensinou Ghandi, “felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia“.
2021 continuará sendo um anos de desafios, de exigências individuais e coletivas, mas de uma forma ou de outra o que importa é como nos postamos frente aos desafios e obstáculos.
Na hora de comemorar, cada um de nós deve elevar o pensamento em uma corrente de boas vibrações e oferecer o brinde ao Ano Novo, a 2021, embalado por sentimentos de paz, esperança e positividade!
Seja bem vindo 2021. Estamos prontos!
Imagem: S. Herman & F. Richter por Pixabay
*Os textos dos colunistas em colaboração são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente expressam a opinião do VIVAZIDADE.