Oi pessoal!
Antes de tudo, vou me apresentar, sou Giana Benatto Ferreira, escritora, criadora e administradora do Vivazidade.
Fui advogada, empresária, professora universitária e mediadora por mais de vinte e cinco anos, e como muitas pessoas, quando ultrapassei a faixa dos 50 anos de idade, parei para pensar na vida e pesar vantagens e desvantagens dos ganhos profissionais e pessoais até então.
Em meio a essa busca (ou por conta dela) fui “abandonando” o cenário jurídico-empresarial no qual trabalhava, para me dedicar totalmente a olhar o mundo, o meu redor e escrever – poesias, crônicas, ensaios, continuar enviando artigos para sites nacionais (que vinha fazendo desde 2016). Escrevia textos reflexivos, muitos deles pessoais, desenterrando meus medos e receios com o envelhecer, as mudanças do corpo, humor, sexualidade; assuntos aleatórios e cenas do cotidiano. Uma nova Giana foi imergindo e uma desconhecida que precisava ser experimentada, até porque a Giana anterior estava se apaixonando cada vez mais pela nova pessoa que surgia.
Por conta disso nasceu o Projeto Vivaz Idade (meu querido Vivazidade) em 2018. A necessidade pessoal foi tomando força e crescendo como propósito – meu ikigai – até virar projeto de vida: mostrar que maturidade é uma etapa cheia de descobertas, oportunidades e recomeços, que ainda podemos, devemos contribuir e muito com a sociedade. É uma etapa vigorosa onde o botão “fod@-se” deve ligado com força e determinação e cada um de nós ser o que desejamos, o que nos faz sentido.
O Vivazidade abraça, oferece e compartilha inúmeras atividades que aprendi ao longo destes últimos anos – meditação criativa pela arte (meditação em atenção plena com ancoragem pela arte – desenho, música, poesia, fotografia, dança etc.); escuta ativa (método de ouvir em atenção plena as pessoas, a natureza e o ambiente ao redor; escrita essencial (em várias atividades de desenvolvimento do pensar e colocar no papel seu legado) melhorando a qualidade de vida na maturidade. Se você é da turma 60+ pode buscar inspiração no projeto e se redescobrir. Se da 60-, espero que possa aproveitar para se preparar cada vez melhor para uma longevidade ativa, saudável e vivaz.
O VivazIdade é isso. É vigor, é força, é animação. É disposição, sonhos e novos projetos. É a certeza da metamorfose e a possibilidade de crescimento, de descobertas e nos reconectarmos e nos “re-conhecermos”.
Seja bem-vindo e bem-vinda,
Um grande abraço.
P.S – currículo no linkedin e na plataforma lattes, se importante.